segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOA NOTÍCIA: Desmatamento da Floresta Amazônica pode ter sofrido queda recorde.


    Governo espera confirmar dados, que antecipariam em sete anos meta para preservação da floresta.

     O governo brasileiro pode anunciar que o desmatamento na Amazônia na temporada 2009/2010 será o menor da série histórica iniciada em 1977. O Prodes, sistema oficial ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ainda calcula os dados finais, mas números preliminares dão conta de que entre 5 mil e 6 mil km2 foram desmatados no período.

    Se o número for confirmado, o país terá antecipado, para este ano, a meta de desmatamento prevista para 2015, de acordo com Plano Nacional de Mudanças Climáticas. 
Enquanto o governo comemora a redução do ritmo de desmatamento na Amazônia, outro bioma vem perdendo terreno em ritmo acelerado: segundo dados do IBGE, o Cerrado brasileiro encolheu pela metade até 2008, na comparação com sua área original.
A situação desse bioma, que é o segundo maior do país em extensão, está sendo agravada este ano em função do aumento do número de queimadas. Até o início de setembro, foram registrados 8.113 focos de queimada - número 386% acima do verificado em 2009.

     A seca é uma das causas, mas ambientalistas também estão preocupados com o "oportunismo" de alguns, que aproveitam o clima desfavorável para "incentivar" as queimadas.

    A ministra do Meio Ambiente diz que o governo reconhece o problema, mas acrescenta que o plano de ação para o Cerrado, lançado na semana passada, deverá "facilitar" o trabalho de proteção da região.

   Entre as ações, que envolvem 15 ministérios, está a demarcação de 5,5 milhões de hectares de terras indígenas e a oferta de crédito rural para os produtores que aderirem a um programa de recuperação, o que pelos cálculos do governo pode chegar a 8 milhões de hectares.
COMENTÁRIO DA EQUIPE BLOG ISAM
         Realmente é uma excelente notícia para começarmos a semana com otimismo. Ver que situações como estas estão mudando dá um certo alívio para nós que nos preocupamos com a sobrevivência do planeta. 

 Nótícia retirada do site da Revista VEJA:
 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/desmatamento-da-floresta-amazonica-pode-ter-sofrido-queda-recorde

Equipe Blog ISAM

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS