
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Programa já atende 250 escolas no Pará

Seminário discute os rumos do Programa na Região

Bingo Verde arrecada fundos para arborização

Encarte de Natal Especial
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Dia Mundial de Combate à AIDS

Então não esqueça:
COLÉGIO ISABEL AMAZONAS
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
I FEIRA DO CONHECIMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL ISABEL AMAZONAS
São mais de dez projetos coordenados por professores de todas as disciplinas, que compõem a grade curricular do ensino básico, em temáticas das mais variadas, como Meio Ambiente, Amazônia, Arte, Linguagem, Alimentação, Atividades Físicas, Química e Jogos Matemáticos. O projeto das professoras Deyse Mendes e Nilceléia Lins, sobre Arborização, e o projeto do professor João Carlos, sobre Educação Ambiental, que objetivam mudar a “Cara” do colégio criando áreas de lazer e convivência arborizadas, dando um clima de “Praça” ao ambiente escolar, que só será possível com a conscientização e participação efetiva dos alunos e da comunidade escolar.
Um dos momentos marcantes da Feira será a inauguração e lançamento da Rádio ISAM, projeto sobre a tutela do professor Ulisses Marçal.
Direção, professores, demais funcionários e os alunos, todos, estão engajados para fazer deste evento um momento único na história do colégio.
21/10/2009 22:47:00
Nesta quinta-feira 22, e amanhã, sexta, a escola estadual de ensino médio e fundamental Izabel Amazonas, em Ananindeua, recebe a equipe da Urso Vídeos, vinda de Recife, para realizar as gravações do novo documentário produzido pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa Mais Educação.
Apenas quatro escolas de todo o país foram selecionadas para participar das gravações e mostrar exemplos bem sucedidos das ações desenvolvidas pelo Programa. A escola Izabel Amazonas será a única representante do norte do país, as outras escolas são de Belo Horizonte, São Paulo e Recife.
Na escola, o Programa Mais Educação foi implantado há um ano e tem promovido ações sociais e educativas na própria escola e em outros espaços socioculturais onde os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares. São atividades que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência na escola e o espaço educacional dos alunos da rede pública e que contribuem para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens através da articulação de ações, projetos e programas do governo federal.
Com essas ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, a escola tem conseguido melhorias no rendimento do alunado e no aproveitamento do tempo escolar, reduzindo ainda os índices de evasão e reprovação dos alunos.
A equipe de produção do documentário já esteve na cidade em uma primeira visita para conhecer as instalações da escola e realizar uma pré-seleção dos alunos, professores, pais de alunos, monitores e diretores que irão participar das gravações.
As gravações serão realizadas na própria escola e em outros locais onde são realizadas atividades do Programa, iniciando às 8h e se estendendo até o final da tarde durante os dois dias de produção.
O documentário, com produção total de 30 minutos, será veiculado em eventos nacionais e programas de divulgação das ações do MEC por todo o país.
Ascom/Seduc
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Acesse o Sítio
Histórico
Perguntas Frequentes
Mapa do novo Enem
Notícias
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.
A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;• Como primeira fase;• Combinado com o vestibular da instituição;• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.PROVA COM 200 QUESTÕES REALIZADA EM OUTUBRO
quarta-feira, 15 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de abril de 2009
*As inscrições para o ENEM do ano de 2009 ainda não foram abertas, mas ao que tudo indica que serão muitas pessoas interessadas para se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio.
*Sendo que as pessoas poderão se inscrever através do site oficial do ENEM, através do correio ou até mesmo por escolas publicas ou estaduais. Geralmente as vagas são abertas entre o mês de fevereiro e junho, mas muitas vezes há uma prorrogação das datas. Então não perca mais tempo, pois quem sabe esse prazo se esgote e você perca a chance de participar da prova.
*Lembrando que cada candidato receberá em sua casa um cartão resposta que irá trazer muitas informações, como por exemplo: a data da prova, local, horário e etc. geralmente as provas são realizadas no mês de agosto, então não perca tempo!
PÁSCOA
a escola isam juntos com seus alunos,desejam a vocês uma feliz páscoa e uma,abençoada semana santa.
sábado, 4 de abril de 2009
sábado, 28 de março de 2009
MAIS EDUCAÇÃO
O programa conta com o esforço dos ministérios da Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente. Também foram firmadas parcerias com a Presidência da República, na área da Secretaria Nacional da Juventude, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Em 2008, 47 municípios devem adotar o Mais Educação, com foco na melhoria do rendimento dos alunos e no melhor aproveitamento do tempo escolar. No primeiro momento, o programa ficará centrado nas capitais, regiões metropolitanas, cidades com mais de 200 mil habitantes e nas escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é atender 1,5 milhão de alunos do ensino fundamental. O MEC investirá R$ 60 milhões neste ano para ampliar as atividades em duas mil escolas.
O Programa Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico - criado por meio de Portaria Normativa Interministerial - e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.
Quatro ministérios irão atuar conjuntamente na formulação das políticas públicas do Programa - Educação (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME). Foi instituído para coordenar as políticas sociais existentes na área da educação integral no país, tais como: as atividades extraclasses de educação ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais
A idéia é levar o projeto prioritariamente às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população. "Pretende-se reverter não só os índices sociais negativos, mas também as condições miseráveis que podem se agravar em violência e desagregação social generalizada", comentou o assessor da Secretaria Executiva do MinC, Afonso Luz, articulador do ministério na implementação do Programa Mais Educação.
O MAIS EDUCAÇÃO CHEGOU TAMBÉM PARA O ISABEL AMAZONAS,VENHA CONFIRIR.
sábado, 21 de março de 2009
NOSSA ANA,A ANA DA ESCOLA, DIRETORA ANA
Como a ANA não há igual.
Porque é espectacular
E eu gosto muito de si.
Do pouco que a conheço
Dá para dizer muito
Porque é uma pessoa cheia de qualidades
E é muito fixe.
O seu sorriso,
Parece o nascer do Sol
Porque dá-nos muita luz
E ajuda-nos a ficar alegres.
Acredito que a ana Tenha um bom coração
Porque não vive na solidão
E gosta do Verão.
A ANA é muito trabalhadora,
Por vezes trabalha de mais,
E depois acontece que
Fica muito em baixo.
A ANA gosta de agradar
Toda a gente
E agrada
Nem que seja com o mais pequeno gesto.
Nunca pensei que tinha
Uma ANA assim
Que é muito divertida
E que adora as coisas em ordem
Acho que as ANAS Nem sempre são
Como iguas
Algumas são chatas.
Eu acho que tenho
Uma das melhores ANA do Mundo.
Querida, amiga e espectacular diretora
Só podia ser a ANA
Porque é difícil de encontrar
Alguém como ela.
ANA; espero que continue a ser feliz
e permaneça a ser nossa ANA. (SSOM)
ISAM CONTRA A DENGUE
Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.
Veja abaixo as principais medidas preventivas para o controle do mosquito Aedes aegypti bem como para outros mosquitos, que o Pragas On-line preparou para você.
*Aedes spp.
*As espécies de Aedes mais importantes são listadas a seguir:
*Aedes aegypti
-Esta espécie é nativa da África e foi descrita originalmente no Egito. É uma das espécies responsáveis pela transmissão do dengue e febre amarela febre amarela (arboviroses). O Aedes aegypti tem a cor escura e manchas brancas pelo corpo.
Utiliza recipientes artificiais com água parada para depositar seus ovos que são fixados acima do nível da água. Estes resistem a longos períodos de dessecação, o que permite que seja transportado facilmente de um local para o outro. Os locais onde normalmente são encontradas suas larvas são: pneus, pratos de vasos, latas, garrafas, caixa d’água e cisternas mal fechadas, latas, vidros, vasos de cemitério, piscinas, lagos e aquários abandonados, entre outros.
As fêmeas picam preferencialmente ao amanhecer e próximo ao crepúsculo, mas podem picar em qualquer hora do dia. Elas podem picar qualquer animal, mas o homem é o mais atacado. Esta espécie abandona o hospedeiro ao menor movimento, passando, desta forma, por vários hospedeiros disseminando-se assim a doença.
*Aedes albopictus
Esta espécie foi descrita na Índia tendo sido introduzida no nosso país através do comércio. Foi descoberta no Brasil em 1986 nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente encontra-se distribuída em vários outros Estados. Diferentemente do A. aegypti, esta espécie não está tão relacionada com a atividade humana, distribuindo-se com facilidade no meio rural. A postura é realizada em criadouros naturais, tais como ocos de árvore cheios d’água, internódios de bambu, cascas de fruta, etc. Os ovos são depositados em poucas quantidades, mas em diversos locais, o que facilita uma rápida dispersão. Também possui hábito diurno, assim como o A. aegypti.
*A. albopictus é vetor do dengue na Ásia, mas no Brasil ainda não existem provas de que possa estar veiculando a doença, já que não foram descobertos adultos nem larvas desta espécie em zonas de epidemia da doenças
*FEBRE AMARELA
O mosquito do dengue Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de um vírus chamado flavivirus que causa a febre amarela. No Brasil, a doença é endêmica nos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no território do Amapá.
Os sintomas da febre amarela são mal estar e febre alta. Estando com estes sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um médico pois a doença evolui rapidamente para náuseas, vômitos, hemorragias na boca, nariz e no aparelho digestivo, além da pele ficar com um tom amarelado (icterícia). A doença provoca lesões graves nos rins e fígado e pode levar a morte.
Quem viaja para regiões onde a doença é endêmica deve tomar vacina dez dias antes do embarque. A validade da vacina contra a febre amarela é de dez anos e ela pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde.
MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS
*Evitar água parada.
*Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
*Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
*Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
*Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
*Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
*Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
*Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
*Não acumular latas, pneus e garrafas.
*Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
*Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
*Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
*Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
*Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
*Não cultivar plantas aquáticas.
VAMOS AGIR, VAMOS PREVENIR, A DENGUE PRECISA SUMIR!
(SSOM)
sábado, 7 de março de 2009
AOS PROFESSORES
*Ele tanto trabalha para nos dar o melhor de si,mesmo assim alguns não reconhece o seu real valor,por isso mas do que professores vocês são nossos reais amigos.........
*A você querido mestre,que no propósito impessoal de ensinar,plantou a semente do saber.
Fazendo de suas mãos a nossas mãos,de seus olhos a nossa visão,de seus conhecimentos o nosso a"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)prendizado,com você caminhamos juntos e ,serão de sua essência que partira nossas ações.
"* Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)
Escola de Portas Abertas (E.P.A)
*Pintura em camisa
*Bolsas e sacolas
*Aulas pedagógicas
*Biscuit
*Crochê
*Dança(HipHop)