quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Seminário discute os rumos do Programa na Região


Mais de 300 escolas da rede estadual de ensino farão parte do Programa Mais Educação. Foi o que anunciou a secretária de educação, Socorro Coelho, O 10ª Seminário Regional Norte do Programa “Mais Educação” que teve início ontem (08) e segue até hoje (09), no auditório do Hotel Hilton, em Belém. Participam representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania (Deidhuc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e das Secretarias Municipais de Educação de Belém, Santarém, Ananindeua, Marituba, Altamira e para discutir as estratégias e os planos de ação do Programa Mais Educação no Pará.Para prestigiar o encontro, alunos da escola estadual Isabel Amazonas, no bairro do Distrito Industrial, mostraram aos participantes o porquê de acreditar que o projeto de iniciativa do Governo Federal é tão importante. Ao som de Carimbó, Retumbão e da Percussão formada pelos próprios alunos, toda a plenária foi contagiada. Professores, diretores, secretários municipais e estaduais se davam conta da importância de valorizar a escola pública.Representando a Deidhuc no MEC, Jaqueline Moll, veio à cidade dialogar com os profissionais que lutam por “Mais Educação” nos Estados do Pará e do Amapá, em seguida, vai para Manaus participar do próximo seminário regional. Em sua fala demonstrou a felicidade de assistir um pouco do que a escola pública paraense tem a oferecer. Frisou que as atividades que compõe o tempo integral de uma escola precisam ser bem trabalhadas. “Não é somente encher o aluno de atividades. Pois não é mágico fazer uma escola com tempo integral e educação integral”, afirmou. A secretária de Educação do Pará, Socorro Coelho, destacou que o programa tem o perfil de sua gestão e, portanto, o incentiva no Estado. Lembrou ainda que muito tem trabalhado para mudar índices negativos. De acordo com Socorro em 2008, 56 escolas faziam parte do projeto, hoje 108 já vivem esta realidade.

Wilson Barroso, um dos protagonistas do Mais Educação no Estado desde sua implantação, em 2008, e Diretor de Educação Diversidade, Inclusão e Cidadania da Seduc disse ser “possível construir uma escola pública diferente, democrática e participativa” e a escola Isabel Amazonas é um exemplo disso.Mais Educação - Implantado em 2007 pelo MEC , tem o objetivo de ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública, dentro da escola, possibilitando formação integral de crianças, adolescentes e jovens através de ações, projetos e programas do Governo Federal.

A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.No Pará, o "Mais Educação" iniciou suas ações em 2008 e, atualmente, atende 236 escolas da rede pública estadual de ensino nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santarém e Paragominas, buscando incentivar as práticas pedagógicas e educacionais de uma forma diferenciada, onde os alunos permanecem na escola em período integral participando de atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer em horários diferentes aos turnos das aulas.Como resultado das ações, as escolas têm conseguindo melhorias no rendimento do alunado e no aproveitamento do tempo escolar, reduzindo ainda os índices de evasão e reprovação dos alunos.

Em outubro deste ano, o MEC encaminhou uma equipe de produção cinematográfica à Belém para realizar parte das gravações do documentário que está produzindo sobre o programa. As gravações foram realizadas na escola Isabel Amazonas, que representou as unidades de ensino do norte do país atendidas pelo "Mais Educação" e mostrou o exemplo bem sucedido das ações desenvolvidas pelo Programa.Para 2010, a Seduc pretende incluir mais 89 escolas do Pará na lista de instituições beneficiadas pelo Programa, atingindo assim a marca de 325 escolas beneficiadas pelo programa.Durante o encontro, representantes do "Mais Educação" debaterão o panorama nacional de ações do programa a sistematização sobre os eixos temáticos. Haverá também exposição de Grupos de Trabalho e apresentação de atividades culturais.

Essa notícia foi retirada do site oficial da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC:

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS