sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aniversário da Escola Isabel Amazonas.

Cerca de 300 pessoas da comunidade escolar participaram de vasta programação alusiva às comemorações de aniversário da escola Isabel Amazonas, nesta quinta-feira, 22. Dentro da programação, que começou no feriado de Tiradentes, dia 21, houve exposição de atividades realizadas pelos alunos e apresentações culturais, eleição da “Garota Isam” e ainda a realização da 2ª edição do concurso “Canta Isam”.

A Garota Isam deste ano foi Luciete Leite, 15 anos, que concorreu com mais 16 garotas, todas estudantes da escola, e recebeu como prêmio um celular. O resultado do II Canta Isam, do qual participaram 18 estudantes, selecionados das turmas de 5ª série do fundamental ao ensino médio, ficou assim: o terceiro lugar, com 334 votos foi para o estudante Túlio Dias. Pâmela Araújo e Alana Leite, com 350 votos, ficaram em segundo lugar. O primeiro lugar, com a maioria de votos, foi para a estudante Elen Rodrigues. A premiação do Canta Isam deste ano foi um violão, mas todos os participantes receberam certificados de participação.

Dentro da programação festiva da escola, os alunos também participaram de oficinas de reciclagem de garrafas pet, teatro, banda e fanfarras e TV e vídeo. A escola que já se tornou referência no bairro e na região, tem aceitação incondicional da comunidade que participa de todas as atividade que promove.
Carla de Cássia Costa, irmã de um aluno do ensino Médio, diz que “o diferencial desta escola é principalmente o incentivo aos estudos e o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas”. Segundo ela, o desempenho escolar de seu irmão tem melhorado muito”.

A instituição atende 1430 alunos, do ensino Fundamental e Médio nos três turnos. Desenvolve projetos como o Rádio Escola, Jornal Escolar, Venises e Canta Isam, e ainda programas como o “Portas Abertas” e o “Mais Educação”, no qual foi premiada nacionalmente pelo Governo Federal como uma das escolas mais comprometidas com o programa. E por conta desta premiação, foi selecionada pelo MEC para participar do documentário nacional sobre o Mais Educação.

Foi durante as filmagens do documentário que a direção da escola articulou junto a equipe da produtora Ursos vídeos, a oficina de TV e vídeos que foi ministrada dentro da programação festiva da escola, pelo profissional Alexsandro Santos. Trinta alunos participaram da oficina, com 60 horas e receberam capacitação em técnicas de enquadramento, linguagem cinematográfica, direção de fotografia, edição de vídeo, técnica de iluminação, redação, produção, maquiagem, montagem cinematográfica, figurino, ética e disciplina profissional, criação e direção de programas, designer de efeitos especiais e maquinista.
As atividades do programa “Mais Educação” tiveram início na escola em 2008, segundo a diretora Ana de Fátima Rodrigues Ferreira, a escola “funciona de domingo a domingo” e trabalha em cima do perfil da comunidade de forma solidária e criativa.

“São desenvolvidas 1 diversas atividades, no contraturno, entre elas aulas de reforço Português e Ciências, aulas de Percussão, Fanfarra, Meio Ambiente, Direito da Criança e do Adolescente, oficina de Rádio Escolar, Canto, Coral e Teatro, e os benefícios são muitos: combate à evasão escolar, proporciona participação mais efetiva dos pais, melhoria na aprendizagem, mudança de comportamento de alunos com problemas de relacionamento, assiduidade, entre outros”, afirmou a diretora.

Este reportagem foi retirada do site oficial da Seduc. Acesse o site abaixo e confira mais fotos:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=702&idareainteresse=1

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS