sábado, 6 de novembro de 2010

Enem: boa prova a todos!


Neste final de semana, 4,6 bilhões de estudantes devem fazer a prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A prova garante pontos em alguns vestibulares e pode ainda valer uma vaga em 83 universidades públicas do país. O blog dá algumas dicas para quem vai fazer a prova:

Alimentação

O exame conta este ano com 90 questões divididas nos dois dias. No sábado, as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada prova com 45 questões, além da redação. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e tem duração de quatro horas e meia no sábado e uma hora a mais no dia anterior.

O longo tempo de prova torna o Enem um exame bastante cansativo, por isso, recomenda-se alguns cuidados com alimentação, com a mente e o corpo durante todo o final de semana.

Descanso

Não estudar ou revisar matérias no dia da prova também estão entre as dicas dos psicólogos. Não há motivos para fazer revisão de última hora, se você já treinou na véspera do jogo então, você pode estar relaxado e fazer o melhor. O Enem é um exame que exige interpretação e conhecimento geral, formados ao longo do ano a partir de muitas leituras.

Por isso, na manhã da prova: vida normal. Ao revisar você pode criar dúvidas, o que psicologicamente é muito ruim. O que você pode fazer é ler notícias na internet ou jornais, escutar uma boa música, conversar com a família e amigos.

Durante a prova atenção é fundamental, pois a maioria das questões tem a resposta no próprio enunciado.

Hora do exame

Atenção com o horário do exame e o local da prova também são fundamentais nos dias de exame. Nas cidades maiores, o aluno deve pesquisar o local do Enem e cuidar para chegar pelo menos com uma hora de antecedência.

Além disso, o estudante deve preparar o material necessário para realização do exame, que é caneta preta – se possível levar mais uma de reserva; documentos pessoais e o cartão de prova. Recomenda-se que o candidato leve água, ou se quiser, uma fruta fácil de comer, como maçã; chocolate (não muito forte para dar uma animada) ou barras de cereal.

Atenção: o horário oficial é o de Brasília (13 horas), mas como a nossa região tem horário de verão, antecipe em uma hora a realização da prova, ou seja, às 12 horas.


BOA PROVA A TODOS OS ALUNOS DO ISAM NO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM.

Equipe Blog ISAM

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS