sexta-feira, 28 de maio de 2010

DICA DE LEITURA DIDÁTICA


O site da revista Nova Escola é uma ótima pedida para quem trabalha na área educacional oferecendo um conteúdo repleto de reportagens sobre assuntos referentes à comunidade escolar. É uma boa dica para professores e corpo técnico de qualquer escola.
O endereço é http://revistaescola.abril.com.br/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reunião decide retorno na quarta-feira, dia 26

Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 20 de maio, às 15 horas, com a presença dos professores Clenilson, Hilton, Wilton, Deyse, Antonia, Auxiliadora e Rute Moura,decidiu pelo retorno às aulas na próxima quarta-feira, dia 26. Na reunião (que havia sido marcada previamente no dia 15, durante o Conselho de Classe) as professoras Auxiliadora e Antonia, que participaram da audiência realizada no dia 19 de maio na Assembléia Legislativa, compartilharam com os professores presentes os posicionamentos tomados durante a audiência, sendo que o único avanço nas discussões foi o agendamento de mais uma reunião de concialição para a próxima terça-feira dia 25, envolvendo os parlamentares da AL, SINTEPP e SEDUC.
A Profª Deyse Mendes, em entrevista, disse que os professores não estão participando como deveriam do movimento grevista. Nas reuniões marcadas na escola para discutir o direcionamento que a categoria deveria tomar, poucos compareceram, demonstrando o pouco interesse em participar das decisões coletivas.
Os professores presentes na reunião decidiram que, independente do resultado desta reunião, a categoria volta a trabalhar normalmente no dia 26.
O Grêmio Estudantil esteve presente e acompanhou a reunião que decidiu o retorno às aulas.



Wellyson Barata, presidente do Grêmio, lamentou a ausência de muitos professores mas achou válida a experiência do Grêmio ter sido convidado a participar da reunião.
"A partir da volta às aulas poderemos explicar aos alunos como se deu todo o processo da greve e principalmente cobrar a reposição de aulas que é nosso direito", disse Wellyson.

Seduc debate PCCR com professores na AL

“O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) é uma contribuição de muitos servidores que estão no governo, que estão nas lideranças sindicais e fruto da contribuição dos representantes que já passaram pela Secretaria de Estado de Educação”. Assim defendeu Carlos Alberto Leão, secretário adjunto de Gestão da Seduc para uma plateia de mais de 300 professores que lotaram o auditório João Batista, para participar da audiência pública que debateu o PCCR na Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, 19.

Ao justificar a ausência do secretário de Educação, Luís Cavalcante, que se encontrava em outra agenda para discutir o mesmo assunto, Leão citou as inúmeras reuniões da mesa permanente de negociação instalada entre Governo e Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp). “Quero deixar claro que não existe descaso do governo com relação a uma luta histórica dos trabalhadores. O que há são lados diferentes. Do ponto de vista do governo, há uma limitação orçamentária e financeira que impede que neste momento possamos garantir as conquistas para os demais trabalhadores da educação”, justificou.

O secretário esclareceu que no momento não é possível fazer um plano para todos os trabalhadores da educação e informou que o Governo já vem trabalhando nesse assunto em outra proposta de plano. “Estamos incluindo mais de 20 mil trabalhadores e compreendemos que os demais trabalhadores merecem ser incluídos, mas precisamos fazer uma reflexão sobre o compromisso que temos de fazer com que esse plano seja aprovado na AL”, defendeu.

Para rebater à críticas sobre o PCCR, o diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, Geraldo Donizetti, que participa da mesa de negociação entre Seduc e Sintepp, destacou como avanços no plano a garantia de jornada de trabalho e hora pedagógica, considerada reivindicação histórica da categoria.

Além disso, ressaltou que o PCCR garante 1,5% de diferenciação entre as classes 1, 2, 3 e 4, totalizando 4,5% para a classe 4, além das gratificações já recebidas de 10%, 20% e 30% para especialista, mestre e doutor. “Todas as vantagens inseridas esses vencimentos iniciais garantem considerável ganho aos servidores”, afiançou.

No final, Donizetti acrescentou que, ao contrário das informações divulgadas em um dos boletins do Sintepp, que afirma que o PCCR acarreta perdas de mais de R$ 220,00 nos salários dos professores, o decreto 2839, do artigo 44 do PCCR “não trata de nenhuma das vantagens e abonos recebidas pelos professores em regência de classe, referindo-se apenas ao professor que se encontra fora de gerência de classe, cedido para algum outro orgão”.

O projeto de lei do PCCR foi encaminhado à AL no dia 7 de maio e tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tendo como relator o deputado Márcio Miranda (DEM), presidente da Comissão de Educação e autor da solicitação da audiência para debater o projeto com a categoria e com representantes do Governo. “Vamos tentar imtermediar a ação para que se chegue a um consenso entre Governo e categoria e avançar no que for possível”, disse ele. O projeto deverá passar 15 dias na CCJ seguindo depois para análise da Comissão de Educação da Casa. Pedidos de vistas e emendas parlamentares deverão contar tempo até que seja defendido no plenário da AL. Seduc e Sintepp também continuam em negociação para avançar pontos que o projeto não contempla e devem apresentar um termo de acordo na próxima sexta-feira (21) em Assembléia Geral da categoria, para que a greve dos educadores chegue ao fim.

Também participaram da audiência pública os deputados Arnaldo Jordy (PPS), Regina Barata (PT), Carlos Martins (PT) , Miriquinho Batista (PT), Bernadeth Ten Caten (PT), Gualberto Neto (DEM), Alexandre Von e José Megale (PSDB) e a ex deputada Aracely Lemos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Entrevista com a professora Auxiliadora Freitas sobre o Conselho de Classe

No último sábado, dia 15 de maio, foi realizada a segunda reunião (deste semestre) do Conselho de Classe.Na ocasião a equipe de imprensa (ISAM Noticias e Blog ISAM) esteve presente e entrevistou a professora Auxiliadora Freitas (Geografia) sobre os pontos que foram discutidos neste encontro.


Blog ISAM - Qual é o objetivo do conselho de classe?

Profª Auxiliadora - O objetivo do conselho de classe é avaliar o andamento tanto da turma como também a aprendizagem, e o resultado das avaliaçoes então estamos fazendo um levantamento pra ver onde podemos melhorar.

Blog ISAM - Quais são as vantagens do conselho de classe?

Profª Auxiliadora - As vantagens são dos alunos, porque vamos ver os pontos negativos e trabalhar em cima deles para que essa aprendizagem se torne mais eficiente.E também tem a questão do próprio andamento das aulas onde estamos discutindo ideias para melhorar nesse sentido.

Blog ISAM - Quais são os resultados esperados?

Profª Auxiliadora - Os resultados são positivos pois vamos ganhar em relação a melhoria da aprendizagem já que estamos vendo como utilizar novas metodologias para fazer com que essas turmas tenham um bom desempenho nas proximas avaliaçoes.




Profª Auxiliadora Freitas (esquerda) juntamente com a profª Camila Carrera que também faz parte do corpo docente do ISAM.

Equipe Blog ISAM
Reportagem e entrevista: Victória Batista (Turma 702)
Foto: Adriana Ferreira

sábado, 15 de maio de 2010

Nova edição do ISAM Notícias já está em circulação

A 4ª edição do jornal ISAM Notícias já está em circulação desde o dia 08 de maio quando a então secretária Socorro Coelho recebeu a edição em primeira mão. A equipe do jornal que em 2009 era formada por alunos do 3º ano, está sendo reformulada e agora conta com colaboradores também do ensino fundamental tendo como Editora Júnior, a aluna Karina Nascimento, diretora de imprensa do Grêmio da escola.
A equipe do jornal também será a mesma equipe que fará as atualizações neste blog, formando assim uma única equipe voltada para a comunicação interna da escola. Assim que a equipe estiver fechada vamos postar uma foto dos novos colaboradores para conhecimento de todos.


Capa da 4ª edição do ISAM Notícias que já está disponível para toda a comunidade escolar e leitores que querem estar mais informados sobre o que acontece no Isabel Amazonas.

Conselho de classe debate resultados das avaliações

Os professores do ISAM se reuniram na manhã deste sábado para discutir os resultados das provas e as melhorias que podem devem ser feitas para que estes resultados sejam aprimorados. Na ocasião também foram debatidos assuntos relevantes à greve (que será assunto para outro post) e a substituição de membros do conselho escolar, tendo como novos titulares e suplentes, escolhidos por votação da maioria presente, os professores Bruno Silva e Deyse Mendes (titulares), e Odon Márcio e Camila Carrera (suplentes).


Presentes na reunião os professores Hilton, Ângela, Izinete, Auxiliadora, Camila, Deyse, Adriana Ferreira, Odon Márcio, Marinete, Antonia e Bruno, além da diretora Ana de Fátima e do coordenador pedagógico Eder Reis.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães

Neste sábado, 08 de maio, o ISAM dentro de seu projeto "Família na Escola" homenageou as mães de nossos alunos em uma programação cheia de emoção e descontração. A professora Vírginia Sá comandou as brincadeiras onde as mães puderam mostrar todas as suas habilidades de "rainhas do lar" e ganhar brindes oferecidos pelo corpo docente da escola. As crianças das 5ª séries leram um poema e logo em seguida a aluna Késia Souza cantou um louvor gospel , encantando a todos os presentes.
A programação concidiu com a gravação do vídeo institucional da Seduc, que escolheu o ISAM para ser uma das escolas exibidas no vídeo. A secretária estadual de Educação, Socorro Coelho esteve presente, sendo esta a sua 1ª visita ao ISAM.

Brincadeiras fizeram parte da programação.



A mãe Maria de Nazaré, que ajuda voluntariamente nos serviços gerais do Isam, foi homenageada pela diretora Ana de Fátima e pela vice-diretora, Profª Vírginia Sá.

O coordenador pedagógico, Eder Reis entregando um brinde para a mãe Maria Regina.

Um grupo das mães que participaram do evento, juntamente com a secretária da escola, Tereza Velasco, as professoras Adriana Ferreira e Deyse Mendes, e o coordenador, Eder Reis.

A secretária de Educação, Socorro Coelho com o grupo Paráfolclórico do ISAM.

A secretária Socorro Coelho em discurso emocionado para as mães presentes.

A equipe filmou todas as atividades para incluir a escola no vídeo institucional da Seduc.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comentários podem ser enviados diretamente para o e-mail do colégio

Sugestões, críticas, solicitações e reclamações:
colegio.isam@gmail.com

A equipe do Blog ISAM agradece.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Blog tem nova colaboradora

A Prof.Adriana Ferreira que estava tomando conta do Blog sozinha ,agora conta com a participação da aluna Karina Nascimento, da turma 1002, que é a Diretora de Imprensa do Grêmio estudantil da escola Isabel Amazonas. Recebemos Karina com a maior alegria e esperamos que os leitores do blog sejam os maiores favorecidos com a participação dos alunos em sua formulação.


Adriana Ferreira e a aluna Karina Nascimento (Grêmio Estudantil)
são as responsáveis pelo blog ISAM.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Educadores têm mais uma rodada de debates

“O PCCR permite vislumbrar novos horizontes profissionais, pois é um plano pensado pela categoria de docentes do Estado”, afirmou a professora Ney Cristina de Oliveira, durante a apresentação da proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) nesta segunda-feira, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), para cerca de 600 diretores de escolas, professores e técnicos da rede estadual pública de ensino.

A titular da Saen afirmou que poucos Estados garantem aos docentes o que o PCCR do Pará vai garantir aos que se dedicarem à carreira do magistério até o pós-doutorado, por exemplo. Todos receberam cópias do documento e acompanharam exposição dos capítulos que integram o Plano, um conjunto de normas que disciplinam o desenvolvimento do servidor na carreira, que entre outras conquistas, correlaciona as respectivas classes de cargos com níveis de escolaridade e de remuneração e estabelece critérios para o desenvolvimento, por meio de progressão vertical e horizontal.

Em um debate coordenado pela assessora política, Maristela Santos, foi possível aos educadores dissipar dúvidas e questionamentos sobre piso salarial; fundos; educação especial; jornada (lotação, currículo); direção escolar e avaliação de desempenho. Todas as perguntas foram respondidas pela mesa que contou com a participação de Mauro Leônidas, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).

A intenção da Seduc em promover a reunião para ampliar o debate e obter sugestões para o PCCR foi bastante elogiada pelos professores. “Eu havia escutado apenas um lado sobre o Plano, mas agora acompanhando os capítulos e participando dos debates, muitas dúvidas foram esclarecidas", observou a professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Regina Silva, da escola Aníbal Duarte.

Mais uma vez, a Seduc chama para o debate e informa, não permitindo que prevaleça apenas um lado, com questões muitas vezes, não tão pertinentes, disse a diretora do Centro de Estudos Supletivos, Cláudia Maués. A importância da colaboração de todos nesta fase de construção do Plano foi ressaltada pela professora Ney Cristina, que solicitou a formação de grupos de estudos nas escolas para se discutir o assunto.

Uma nova reunião, desta vez com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), está marcada para esta terça-feira, 4, às 18 horas, na Sepof, para debater sobre os custos dos financiamentos do PCCR.

Notícia retirada do site oficial da Seduc:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=713&idareainteresse=1

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS