terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições e democracia: 7 links para aprender mais!

É sempre bom ampliar a discussão sobre democracia dentro e fora da escola. Pensando nisso, preparamos uma seleção de reportagens e artigos sobre o tema. Aprenda e depois converse com os eleitores da sua casa, da sua família ou da sua comunidade sobre alguns assuntos que estamos abordando durante essa semana.

DEMOCRACIA NO BRASIL
Uma visão crítica da proclamação da República
Reportagem de História sobre a Proclamação da República permite debater a ausência de participação popular no Brasil da época.

Delegação Peruana visita ISAM

Bienvienidos! Esta foi a saudação que a delegação peruana encontrou na entrada da escola ao ser recebida pela diretora Ana de Fátima e pela vice-diretora Virginia Sá. A visita, em uma comitiva de 17 pessoas esteve na escola nesta segunda, dia 27, conhecendo o ISAM e as atividades do Mais Educação, além das iniciativas independentes da escola, como o Mix de comunicação (rádio, jornal, blog e tv). Todos ficaram muito contentes em participar desta troca de experiências entre os dois países.A delegação assistiu à apresentação do grupo de danças folclóricas da escola.


Todos conheceram os espaços onde são desenvolvidas as atividades, como o labratório multidisciplinar.


A Isam TV fez a cobertura completa da visita.



A aluna Alana Rodrigues entregando um brindo para um dos visitantes.


Equipe Blog ISAM

Mutirão de limpeza

Neste sábado, dia 25 de setembro, a escola passou por uma limpeza geral comandada pela diretora Ana de Fátima. Alunos, colaboradores e comunidade estiveram presentes durante a faxina que já é uma preparação para a eleição, já que a escola é uma dos locais que receberão diversas seções eleitorais.


A galerinha que veio ajudar na limpeza.


Todos que compareceram ajudaram como puderam.


O serviço foi pesado, mas ninguém reclamou.


Equipe Blog ISAM

domingo, 26 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Por que foi escolhido o 3 de outubro como data das eleições?


"A data foi escolhida para lembrar o início da revolução de 1930", diz o jurista Miguel Reale Jr, da Universidade de São Paulo.

Liderada por Getúlio Vargas, a revolução derrotou o então presidente Washington Luís. Com a vitória, uma junta militar assumiu o governo, mas o poder acabou nas mãos de Vargas. A partir daí, as eleições passaram a ser em 3 de outubro. Essa data coincide com o prazo estipulado pela Constituição em vigor: ela determina que a eleição para presidente e governadores se realize 90 dias antes da sua posse, que é em primeiro de janeiro. Entre 3 de outubro e primeiro de janeiro há exatamente 90 dias.

FONTE: http://super.abril.com.br/cotidiano/foi-escolhido-3-outubro-como-data-eleicoes-441032.shtml


Equipe Blog ISAM

sábado, 25 de setembro de 2010

Museu Emílio Goeldi comemora 25 anos da Coleção Didática Emilia Snethlage


Três mil peças. Dez mil pessoas beneficiadas. 25 anos de existência. A Coleção Didática Emilia Snethlage do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) é uma iniciativa consolidada e que apresentou muitos resultados positivos ao longo do seu desenvolvimento, auxiliando o trabalho dos professores nas salas de aula e aproximando a ciência das pessoas. A Coleção é formada por peças que representam as áreas de pesquisa do Museu Goeldi, tais como Zoologia, Botânica, Antropologia e Geociências, todas vinculadas ao ambiente amazônico. Para comemorar o aniversário da Coleção, aconteceu no período de 21 a 24 de setembro o ciclo de palestras “O papel das coleções na formação de recursos humanos em ensino e pesquisa”.
Alunos do ISAM foram convidades e estiverem presente na programação,no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, sob a supervisão dos professores Marinete Guimarães (CFB), Antônia Santiago (Português) e João Carlos (Geografia). A direção da escola, corpo docente e discente agradece ao Museu Emílio Goeldi pelo convite.

Alunos com as professores Marinete Gonçalves e Antonia Santiago.


Palestra da programação do Museu.


Alunos do Ensino Médio participaram de palestras sobre a Coleção Emilia Snethlage.

O Grupo de Danças Parafolclóricas do ISAM também fez parte da programação.

Equipe Blog ISAM

ELEIÇÕES 2010 - Você sabe o que um deputado faz?


Propaganda do Governo Federal que esclarece de forma simples e didática as funções dos deputados estaduais e federais.

EquipeBlog ISAM

ELEIÇÕES 2010 - Pesquisas eleitorais, como elas são realizadas?

 Você confia nas pesquisas divulgadas pelos institutos que utilizam as intenções de voto dos eleitores para dar parametros de quem está mais favorecido na corrida pela busca de cargos nos legislativo brasileiro. Hoje  aqui no Blog ISAM, algumas perguntas e respostas sobre como funciona a realização das pesquisas em época de eleições.


Como é feita uma pesquisa de intenção de voto?
Uma vez contratada a pesquisa, define-se seu foco, prazos, conteúdo, abrangência, identificação da amostra (tamanho, técnica de amostragem, seleção da amostra). Depois são estabelecidos os instrumentos de pesquisa (questionário, cartões, planilhas), o treinamento dos pesquisadores, a coleta dos dados, checagem, processamento e análise dos dados. A última etapa é a divulgação dos resultados e acompanhamento de seus desdobramentos.

Como é definida a amostra de uma pesquisa?
Existe uma variedade de técnicas amostrais que podem ser utilizadas em pesquisas eleitorais. Em geral os grandes institutos trabalham da seguinte forma: num primeiro estágio, são sorteados ou escolhidos os municípios que farão parte do levantamento; depois, os bairros e pontos onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente de acordo sexo, faixa etária e grau de instrução. Os dados utilizados para composição da amostra são obtidos junto ao IBGE, TSE e TREs.

Por que eu nunca respondi a uma pesquisa?
As pesquisas têm amostras médias de 2.500 entrevistas e no país há 126 milhões de eleitores, segundo o TSE. Assim, em um levantamento nacional, apenas um eleitor em cada grupo de aproximadamente 50.000 é entrevistado, ou seja, seriam necessários 50.000 levantamentos com essa amostra para atingir o total do eleitorado, sem que nenhum indivíduo seja pesquisado mais de uma vez.

Qual é o número mínimo de entrevistados para uma pesquisa de eleição presidencial acurada?
Segundo o Datafolha, as amostras nacionais têm entre 2.000 e 2.500 entrevistas, mas não há tamanho mínimo ou ideal para uma amostra eleitoral. O mais importante é a sua representatividade, ou seja, como são selecionados os entrevistados. Da mesma forma, para o Ibope o mais importante é o grau de similaridade da pesquisa com o universo pesquisado. O tamanho é calculado com base no grau de precisão que se deseja, no nível de detalhamento na análise dos resultados e dependendo do tempo e recursos disponíveis. Costuma-se utilizar amostras entre 2.000 e 3.000 entrevistados.

Como funciona o cálculo da margem de erro das pesquisas eleitorais?
Todas as pesquisa, por elas utilizarem amostra probabilística, têm margem de erro amostral. Esse erro é calculado em função do tamanho e da heterogeneidade da amostra e dos resultados obtidos. A margem de erro normalmente divulgada refere-se a uma estimativa de erro máxima para uma amostra aleatória simples. Assim, considerando o erro amostral, fica estabelecido um intervalo de confiança - limites para mais e para menos em relação ao valor obtido.

Qual tipo de intenção de voto é mais importante numa reta final de eleição: a espontânea ou a estimulada?
Segundo o Instituto Datafolha, o ideal é observar conjuntamente os resultados. As taxas obtidas na intenção de voto espontânea podem indicar o grau de consolidação do voto em um candidato, mas os resultados da pergunta estimulada são mais utilizados pelos analistas, pois apresentam menor taxa de indecisão e quanto mais próxima a eleição, maior é a tendência de que se aproximem dos resultados apurados. De acordo com o Ibope, os dois tipos de respostas são importantes: a espontânea mostra quem já está "firme com cada candidato" e a estimulada mostra como o eleitor se comportaria se tivesse de decidir naquele momento da entrevista.

Qual é o intervalo de tempo necessário para um determinado fato refletir-se no resultado da pesquisa?
Não há regra para determinar tal intervalo, pois depende de fatores como o grau de importância que o eleitor atribui ao fato, o destaque que ele terá no noticiário, o grau de conhecimento que o eleitor terá sobre o fato, entre outros. Existem fatos que podem alterar o resultado da intenção de voto muito rapidamente, até mesmo na véspera das eleições, e outros que levam mais tempo.

Que fatores garantem a credibilidade de uma pesquisa?
Pesquisas dependem das técnicas utilizadas e da eficácia com que são aplicadas, questionários e amostras bem elaborados, entrevistadores treinados e análises isentas dos resultados e identificação do contratante. Também asseguram a qualidade da pesquisa o modo de apresentação e divulgação dos resultados. E no caso de eleições, há regras importantes, como o registro no Tribunal Regional Eleitoral ou no Tribunal Superior Eleitoral.

Que fatores podem comprometer a credibilidade de uma pesquisa?
Amostras e questionários não muito claros, divulgação parcial dos resultados, divulgação dos resultados muito tempo depois do levantamento, divulgações mal feitas dos resultados pelos veículos de comunicação e a falta de registro no TSE ou TRE.


Fonte: Rev. Veja, Exclusivo On-line, ed. 1977, 11/10/2006.
http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/pesquisas_eleitorais.htm

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Entenda a Lei da Ficha Limpa



       A Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso e sancionada dia 4 de junho de 2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz).

       Segundo a lei, fica inelegível, por oito anos a partir da punição, o político condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.

       Também ficam inelegíveis todos aqueles que renunciaram para escapar da cassação e os cassados pela Justiça Eleitoral por irregularidades cometidas nas eleições de 2006.


      O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votou pela validade da lei Ficha Limpa para políticos condenados antes de sua promulgação e decidiu que ela vale para as eleições deste ano.
Nesta quarta-feira, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) julgam o primeiro caso de político barrado pela lei. A decisão irá valer para outros casos de políticos barrados.
      Até ontem, o TSE havia recebido mais de 1.700 recursos, tanto de políticos barrados como do Ministério Público questionando a liberação das candidaturas.

     A dúvida sobre a validade da lei para este ano acontece porque, segundo a Constituição, uma mudança no processo eleitoral só poderia ocorrer pelo menos um ano antes do pleito.
Além desse ponto, também será debatida a possibilidade de a lei retroagir e ser aplicada a casos ocorridos antes de sua promulgação e de a renúncia levar à inelegibilidade de um político.
    O projeto é resultado de iniciativa popular que obteve em um abaixo-assinado 1,6 milhão de assinaturas. O documento foi protocolado em setembro de 2009 na Câmara.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/803038-entenda-a-lei-da-ficha-limpa-que-impede-a-candidatura-de-politicos-condenados.shtml


Equipe Blog ISAM

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - DEBATE: a chance de você conhecer o candidato.

          
           Você assiste aos debates entre os candidatos a governo e presidência da República? Pois saiba que é muito importante ouvir e ver como os candidatos se comportam perante os seus adversários. As emissoras de televisão prestam um serviço muito relevante à sociedade ao colocar os candidatos frente a frente, dando chances iguais a todos para que eles coloquem as suas propostas para serem avaliadas pelos eleitores.

           No último dia 20 de setembro a Rede Record, canal 10, promoveu o segundo debate entre os cinco candidatos ao governo do Estado. Segundo a reportagem da jornalista Aline Brelaz, da Rede Record, o candidato que roubou a cena foi Cleber Rabelo, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Rabelo prendeu a atenção do telespectador paraense e apresentou propostas contrárias aos outros candidatos, especialmente, a estatização de vários setores, como energia elétrica e transporte coletivo.
           Operário da construção civil e participante pela primeira vez de debates na televisão, Cleber Rabelo conseguiu chegar ao trending topics no Twitter, quando se referiu à usina hidrelétrica de Belo Monte, em fase de implantação no rio Xingu, no Pará.
           Ele disse que seu partido é contra a usina porque o empreendimento vai expulsar índios, agricultores e ribeirinhos de suas terras. No entanto, 80% da energia que será gerada servirá para abastecer as grandes empresas do sul e o sudeste do Brasil. Outra proposta do operário do PSTU é a taxação de grandes empresas e fortunas do País. (http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4688980-EI15331,00-PA+Cleber+Rabelo+do+PSTU+rouba+a+cena+no+debate+da+Record.html )
  
ASSISTA AOS PRÓXIMOS DEBATES E TIRE VOCÊ MESMO AS SUAS CONCLUSÕES SOBRE OS CANDIDATOS. CONHECER AS PROPOSTAS É FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO.

Equipe Blog ISAM 

Rádio Margarida e ISAM iniciam parceria

         
                   
                O Colégio Isabel Amazonas recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 22, a visita dos produtores Lorena Esteves e Alexandre Almeida da Rádio Margarida. A rádio é uma organização sem fins lucrativos e não governamental de utilidade pública, trabalha com, arte, cultura e educação popular para melhoria da qualidade de vida e está voltado ao atendimento das necessidades humanas, prioritariamente das crianças e adolescentes. No ISAM, a rádio está iniciando uma parceria para a produção de um programa de rádio especial para o dia 12 de outubro com a equipe já formada da ISAM FM. A primeira reunião foi realizada hoje e todos (alunos e direção) estamos muito contentes com a vinda deste projeto para a nossa escola. 


A equipe da ISAM FM com os produtores Alexandre Almeida e Lorena Esteves, 
da Rádio Margarida.


Lorena Esteves e Alexandre Almeida conhecendo o ISAM Notícias.

Equipe Blog ISAM

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - A importância do voto consciente.


O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.


Faltando apenas 12 dias  para as eleições iniciamos hoje uma série de posts sobre o assunto com o objetivo de informar e esclarecer nossa comunidade sobre a importância de ser participativo e consciente durante esse período.   O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.

A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.

No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.

http://www.brasilescola.com/

Equipe Blog ISAM

ELEIÇÕES 2010

         Iniciamos hoje uma série de posts sobre as eleições 2010. Informações, curiosidades, notícias e outros assuntos de interesse da nossa comunidade estarão a disposição de nossos leitores até o dia  03 de outubro.


Voto não tem preço, tem consequência.


Equipe Blog ISAM

As Três Peneiras

 
Olavo foi transferido de projeto, logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...  
Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, apartou:  
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?  
- Peneiras? Que peneiras, chefe?  
- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?  
- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram.  Mas eu acho que...
E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:

- Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então para segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe - diz Olavo, assustado.
- Então, - continua o chefe - sua historia vazou a segunda peneira.
- Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - fala Olavo, surpreendido.
- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?

Diz o chefe e continua:

- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:  PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS, PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS, PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.

 Equipe Blog ISAM

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOA NOTÍCIA: Desmatamento da Floresta Amazônica pode ter sofrido queda recorde.


    Governo espera confirmar dados, que antecipariam em sete anos meta para preservação da floresta.

     O governo brasileiro pode anunciar que o desmatamento na Amazônia na temporada 2009/2010 será o menor da série histórica iniciada em 1977. O Prodes, sistema oficial ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ainda calcula os dados finais, mas números preliminares dão conta de que entre 5 mil e 6 mil km2 foram desmatados no período.

    Se o número for confirmado, o país terá antecipado, para este ano, a meta de desmatamento prevista para 2015, de acordo com Plano Nacional de Mudanças Climáticas. 
Enquanto o governo comemora a redução do ritmo de desmatamento na Amazônia, outro bioma vem perdendo terreno em ritmo acelerado: segundo dados do IBGE, o Cerrado brasileiro encolheu pela metade até 2008, na comparação com sua área original.
A situação desse bioma, que é o segundo maior do país em extensão, está sendo agravada este ano em função do aumento do número de queimadas. Até o início de setembro, foram registrados 8.113 focos de queimada - número 386% acima do verificado em 2009.

     A seca é uma das causas, mas ambientalistas também estão preocupados com o "oportunismo" de alguns, que aproveitam o clima desfavorável para "incentivar" as queimadas.

    A ministra do Meio Ambiente diz que o governo reconhece o problema, mas acrescenta que o plano de ação para o Cerrado, lançado na semana passada, deverá "facilitar" o trabalho de proteção da região.

   Entre as ações, que envolvem 15 ministérios, está a demarcação de 5,5 milhões de hectares de terras indígenas e a oferta de crédito rural para os produtores que aderirem a um programa de recuperação, o que pelos cálculos do governo pode chegar a 8 milhões de hectares.
COMENTÁRIO DA EQUIPE BLOG ISAM
         Realmente é uma excelente notícia para começarmos a semana com otimismo. Ver que situações como estas estão mudando dá um certo alívio para nós que nos preocupamos com a sobrevivência do planeta. 

 Nótícia retirada do site da Revista VEJA:
 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/desmatamento-da-floresta-amazonica-pode-ter-sofrido-queda-recorde

Equipe Blog ISAM

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Projeto "Música na Escola" da Fundação Carlos Gomes

               O Projeto "Música na Escola" da Fundação Carlos Gomes, realizou inscrições no último sábado, dia 11/09 para os alunos do ISAM que irão participar das atividades de inicialização musical do instituto em parceria com a escola. O projeto busca o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, despertando o interesse de alunos pela educação musical, propiciando o acesso a expressões musicais eruditas e populares, facilitando o contato da comunidade escolar e de seu entorno com a arte musical produzida ao longo da história humana nas diversas culturas e o respeito à diversidade, além de propiciar a aquisição de conhecimentos musicais por meio das informações sobre a música apresentada ao vivo, seu compositor, o contexto sócio-cultural na qual foi concebida, os instrumentos musicais utilizados na execução das obras, sua contextualização, etc, aliado ao objetivo de formar novas platéias.
              Sua operacionalização acontece por meio de apresentações de grupos musicais da FCG em quatro escolas ao mês, buscando sempre o envolvimento de toda a comunidade escolar na preparação dos eventos.
Com uma meta de atendimento anual de 7.800 alunos, a ação atende às escolas vinculadas ao Projeto Escolas de Portas Abertas e as respectivas comunidades do entorno durante o ano.
Mais um projeto que chega ao alunos do ISAM e que terá todo o apoio da comunidade.

 Um grande número de alunos interessados comparaceram no sábado, dia 11, 
para as inscrições do projeto da Fundação Carlos Gomes.

Equipe Blog ISAM

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desfile Semana da Pátria

Devido a problemas técnicos somente agora pudemos disponibilizar as fotos do desfile realizado no dia 02 de setembro. O ISAM, pela quarta vez consecutiva, esteve presente no desfile da semana da pátria, realizado na Cidade Nova. O colégio participou do ato com diversos pelotões e com a banda fanfarra, que foi um show a parte para quem se fez presente.    


Os alunos sempre fazem questão de desfilar nas comemorações de setembro.

  
A banda fanfarra deu mais um show de música para o público da Cidade Nova.


Os pavilhões sendo erguidos pelas belas alunas ISAM.


O pelotão do esporte não poderia deixar de comparecer ao nosso desfile.

Equipe Blog ISAM

Inscrições para Oficinas da Fundação Curro Velho


Estão abertas as inscrições para o quinto módulo das oficinas da Fundação Curro Velho. As aulas têm início na próxima quarta-feira (15) e as inscrições podem ser feitas na própria Fundação. As vagas para os cursos são destinadas, principalmente, para os alunos de escolas públicas que são isentos da taxa de inscrição, basta apresentar o comprovante de matrícula e carteira de identidade. Para o público restante a inscrição custa R$ 15,00.  As vagas são limitadas.

Para as crianças a partir de 5 anos a FCV mantém as oficinas de iniciação artística. O objetivo é  despertar na criança a sensibilidade, a vocação e o talento artístico. Estas oficinas são realizadas nos finais de semana e culminam com um grande espetáculo teatral que reúne, teatro, música e dança.

Para as oficinas com grande procura será aberto um cadastro de reserva. Para as oficinas direcionadas aos municípios do interior do Estado, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, as inscrições deverão iniciar somente na próxima semana. A grade completa pode ser consultada no site da FCV.

A Fundação já desenvolve um trabalho de formação em cultura digital com os Pontos de Cultura no Pará e neste módulo vai intensificar as oficinas oferecidas em cultura digital. 'Para nós seria é importante poder juntar a tradição com as ferramentas tecnológicas que podem dar ressonância à cultura popular', completou o superintendente da FCV, Valmir Santos.

Oficinas da Casa da Linguagem

- Período de 13 a 30/09 

Leitura dramatizada de Contos Populares da Amazônia; Oficina de Redação; 
Oficina de Redação I; Literatura e Desenhos; Aprendizado em Libras (Língua Brasileira de Sinais I); Produção fotográfica através da Literatura; Literaturas Africanas de expressão portuguesa
   
Oficinas da Fundação Curro Velho

- Período de 13 a 30 de setembro
Serigrafia Básica; Pintura Técnica Mista; Cerâmica Artística; Iniciação À Crítica Cinematográfica; Estúdio Fotográfico Digital; Fotografia Com Celular;
Confecção de Instrumento Percussivos; Violão Popular; Percussão I; Percussão II; Cavaquinho; Informática Designer Básico; Iniciação Teatral;
Dança Contemporânea Para Formação De Grupo; Iniciação Ao Balet;
Teatro Para Criança I; Teatro Para Criança II; Dança Para Criança I; Dança Para Criança II; Música Para Criança

Serviço: Inscrições para as oficinas da Fundação Curro Velho, na sede da Fundação (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287), e na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31). As aulas começam no dia 15 de setembro. Informações: 3184 9100/04.

Equipe Blog ISAM

Calendário da 3ª avaliação


         A direção em conjunto com a coordenação pedagógica informa o período de realização da 3ª avaliação que será de 25 de outubro à 05 de Novembro. Posteriormente serão divulgadas as datas com as respectivas provas de cada disciplina.


Equipe Blog ISAM

sábado, 11 de setembro de 2010

Nova edição do ISAM Notícias


                A 5ª edição do ISAM Notícias começou a ser distribuída no inicio de setembro para a comunidade da escola. Outra remessa da publicação deverá ser impressa na próxima segunda-feira dia 13/09 para os alunos que ainda não receberam o jornal.

 Capa da 5ª edição do ISAM Notícias.

Equipe Blog ISAM

FEIRA DO LIVRO 2010

África que fala português: em 2010, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe foram os países do continente ancestral homenageados por serem nossos irmãos de língua, na XIV edição da Feira Pan-Amazônica do Livro. De 27 de agosto a 5 de setembro, quase 40% da população de Belém passou pelo Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e usufruiu de uma programação repleta de palestras, shows, debates, oficinas, mostras de cinema, apresentações teatrais sem esquecer, logicamente, dos livros, encontrados em 178 estandes.

O ISAM participou no dia 02 de setembro da Gincana Literária onde as unidades da Seduc disputaram prêmio oferecidos pela secretaria. A USE 14, que coordena as áreas do Aurá, Centro e Distrito Industrial, esteve presente com as escolas Armando Fajardo, Isabel Amazonas e Maria Helena Valente, onde as mesmas responderam perguntas sobre a obra e a vida da escritora paraense Izarina Tavares. 

A gincana era dividida em três quesitos sendo a escola Armando Fajardo incumbida de responder às perguntas sobre a obra "Banzeiro", enquanto o ISAM foi o responsável pela torcida e o Maria Helena pela peça inspirada na obra. Na colocação geral, a USE 14 ficou com o 4º lugar recebendo como prêmio 15 bicicletas.
Galera do ISAM que foi torcer pela USE 14.

 A diretora Ana de Fátima, a escritora Izarina Tavares e a vice-diretora Virginia Sá.

Alunas do ISAM com a escritora Izarina Tavares.


Torcida ISAM pela USE 14.


Um dos gritos de guerra que o ISAM entoou para animar a galera da gincana.

Equipe Blog ISAM

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Só isso...

"  Quem quer fazer acha os meios. 
Quem não quer fazer acha os motivos"
Heloisa Luck
Retirado do Blog da Comunidade MHVT


Equipe Blog ISAM

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS